Águas de Paços de Ferreira

MAIS DE 550 ALUNOS FALARAM DE ÁGUA COM AMOR. Conheça os vencedores.

04/05/2020

MAIS DE 550 ALUNOS FALARAM DE ÁGUA COM AMOR

Alexandre Neto Ferreira, da Escola Básica de Penamaior, foi o grande vencedor.

Com o objetivo de continuar a estimular, junto dos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura, a Águas de Paços de Ferreira voltou a desafiar os alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, a assinalarem o Dia de São Valentim com um poema recheado de sentido. O Concurso de Poesia sob o tema «Falar de Água com Amor», realizou-se pelo 5º ano consecutivo, abrangendo todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, ensino público e privado, e contou com a participação de mais de 550 alunos. O grande vencedor foi o Alexandre Neto Ferreira, da Escola Básica de Penamaior, do 3.º ano turma A/4, e em segundo lugar ficou a aluna Inês Sousa Pereira, da Escola Básica de Penamaior, do 3.º ano turma A/4. O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a Joana Rafaela Carneiro Ferreira, da Escola Básica de Paços de Ferreira, do 3.º ano, turma C.

O aluno vencedor receberá um tablet e o segundo classificado receberá um smartwatch. À escola do aluno vencedor será oferecido um vídeo projetor. Todos os participantes receberão diplomas de participação. Os melhores poemas serão depois expostos na loja da Águas de Paços de Ferreira, com data a definir.

A poesia tinha de ser original, criativa, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis à sua categoria, bem como conter as palavras ‘Águas’ e ‘Paços de Ferreira’. O júri do concurso mantém-se desde o início do projeto em 2015. São eles Manuela Bentes, Anabela Bastos e Sílvio Silva.

O poema vencedor:

“Falar de Água com Amor”

Chuva de Verão

Da varanda do meu quarto

 

vejo um jardim cheio de flores,

no céu vejo um arco-íris

e perco-me nas suas cores!

 

É uma manhã de verão

de repente começa a chover,

a água que cai no chão

faz as flores do jardim crescer!

 

Aqui da minha varanda

sentado numa cadeira,

vejo os pássaros a beber,

desta chuva que cai

nas terras de Paços de Ferreira!

 

Como é lindo apreciar

estes pássaros a beber

esta água que é da chuva

mas dá vida a todo o ser!

             

Nesta manhã de verão,

com todo este calor

esta chuva refrescante

são como gotas de amor!

 

Alexandre Neto Ferreira

Escola Básica de Penamaior, 3.º A/4

 

2-º Lugar | Poema de Inês Sousa Pereira, da Escola Básica de Penamaior, do 3.º ano turma A/4. (aqui)

Menção Honrosa | Poema de Joana Rafaela Carneiro Ferreira, da Escola Básica de Paços de Ferreira, do 3.º ano, turma C. (aqui)