Foi ontem, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança que os vencedores do Concurso de Poesia sob o tema «Falar de Água com Amor» receberam os seus prémios. Uma iniciativa promovida pela Águas de Paços de Ferreira junto dos alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, como forma de assinalar o Dia de São Valentim.
Foram mais de 300 poemas a concurso e os grandes vencedores foram: Mariana Mendes no 1º prémio, da Escola Básica Nº2 de Paços de Ferreira; Rafael Farias no 2º prémio, da Escola Básica Nº2 de Paços de Ferreira e Gonçalo Neto no 3º prémio, da Escola Básica de Penamaior.
O 1º Prémio recebeu um portátil híbrido, o 2º Prémio um portátil e o 3º Prémio um tablet. A escola do 1º vencedor, Escola Básica Nº 2 de Paços de Ferreira, recebeu um vídeo projetor.
Esta iniciativa realizou-se pelo 7º ano consecutivo, e abrangeu todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, ensino público e privado. Teve como objetivo desafiar os alunos do 3º e 4º ano das escolas básicas, a escreverem um poema que contivesse as palavras ‘Águas’ e ‘Paços de Ferreira’, com o propósito de estimular, junto dos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura. Todos os participantes receberam um diploma de participação.
O júri do concurso mantém-se desde o início do projeto em 2015. São eles Manuela Bentes, Anabela Bastos e Sílvio Silva.
POEMA VENCEDOR – “Água com Amor”
Autora: Mariana Mendes da Escola Básica Nº2 de Paços de Ferreira
Água,
Todos os dias,
Acaricias o meu rosto,
Abraças o meu corpo,
Brincas comigo…
Cuidas de mim!
Fazes as plantas crescer,
Os frutos amadurecer,
As flores florir,
O mundo sorrir
E, em Paços de Ferreira,
Ao acordar,
Escrevo o teu nome
Ao lado da palavra amor,
Pois, de mãos dadas,
Águas e Amor
Não existe,
Para mim,
Nada mais encantador!
2º Lugar | Poema de Rafael Farias, da Escola Básica Nº2 de Paços de Ferreira, AQUI!
3º Lugar | Poema de Gonçalo Neto, da Escola Básica de Penamaior, AQUI!